Saúde do colaborador: os benefícios da ginástica laboral nas empresas

15/04/2024

Promover um ambiente de trabalho saudável, mais leve e assim garantir o bem-estar dos colaboradores é o desafio de muitas empresas. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), entre 2007 e 2022 foram notificados 109 mil casos de lesões por esforço repetitivo (LER-DORT) no Brasil. Somente em 2022, foram 7,2 mil casos no país.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, de acordo com o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Somente em 2022, foram 7,2 mil casos no país.

Diante desse cenário e com o objetivo de proporcionar bem-estar e preservar a saúde dos seus colaboradores, a loteadora capixaba Lotes CBL, oferece à sua equipe a ginástica laboral. Uma vez por semana, durante 20 minutos, sob a orientação e supervisão de um fisioterapeuta, cerca de 20 pessoas praticam exercícios coletivos no ambiente de trabalho.

Segundo Cristina Lucindo, gestora do setor de relacionamento com o cliente, não tem um médico ou educador físico que não indique atividade física para alívio do stress ou para melhorar a qualidade de vida. "Quando falamos em ginástica laboral estamos falando em vida profissional equilibrada", acredita.

Essa atividade é voltada para melhorar as condições físicas e mentais dos trabalhadores, reduzir o estresse e prevenir lesões causadas por esforço repetitivo ou posturas inadequadas.

De acordo com a colaboradora Maria Eduarda Ricas a ginástica laboral trouxe benefícios. "É incrível a forma como a ginástica laboral conecta nossa vida agitada à uma pausa para praticarmos tranquilidade e relaxamento. Um escape em meio a rotina movimentada".

Para além dos benefícios físicos, como fortalecer músculos, tendões e ligamentos, os exercícios são uma oportunidade para descontrair e socializar no ambiente de trabalho. Como consequência positiva, os estudos também apontam aumento da produtividade e qualidade no desempenho das tarefas, uma vez que as pessoas se sentem mais dispostas e motivadas.

"Nos dias que temos a ginástica, toda a minha equipe trabalha num clima totalmente diferente, mais leves e mais dispostos. Percebo que desde que começamos a ter essa atividade, vejo menos feições cansadas e mais sorrisos. Ou seja, um investimento de qualidade em todo o time e os resultados todos nós colhemos", analisa Cristina Lucindo.